Lâmpadas incandescentes fora do comércio

As lâmpadas incandescentes estão com os dias contatos no mercado brasileiro. Uma portaria do Ministério de Minas e Energia, que entrou em vigor no dia 30 de junho, deve tirar em até cinco anos todas as lâmpadas do comércio.

O ministério estabeleceu um calendário para o desuso destas lâmpadas.

Conforme a potência diminui, o prazo aumenta, indo até a data limite de cinco anos. As mais comuns, de 60 W, poderão ser produzidas ou importadas até junho de 2013 e vendidas por mais um ano. As de 150 e 200 W serão permitidas até o final de 2012.

O presidente do sindicato dos Supermercados do Distrito Federal (Sindisuper), Antonio Tadeu Perón, diz que a decisão não afetará o comércio. “Não será nenhuma surpresa para o consumidor, já que o processo de troca demorará cinco anos. A expectativa é a de que a troca seja absorvida com facilidade”, afirma. O presidente do Sindisuper também enfatiza que a mudança acarretará num avanço nas vendas do segmento, pois lâmpadas fluorescentes são mais econômicas.

Segundo dados da Osram, fabricante desse produto, uma lâmpada incandescente ligada quatro horas por dia, durante um mês, pode resultar em consumo de 7,2 kWh. Com a fluorescente, a economia é de 80%.