IPVA menor para 94% da frota do DF

A partir de 2013, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros usados ficará mais barato. O desconte atinge 94,4% dos carros em circulação no Distrito Federal. Isso pode estimular a comercialização de veículos.

Na noite de quarta (12), foi aprovado pela Câmara Legislativa, em primeiro e segundo turno, o projeto de lei 1.224/12, que trata do valor do IPVA.

Entre os veículos que terão as maiores diminuições estão o Fiat Uno Way 1.0 2011 (redução de 10,99%) e o WG Gol 1.0 GIV, com a redução de 12,87%. O maior reajuste será de 3,09%. O imposto a ser pago pelos proprietários de veículos do DF são estabelecidos pela tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que expressa os preços médios de veículos no mercado nacional. No DF são 961.047 veículos registrados.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Automóveis e Acessórios do DF (Sindiauto), Oscar Perné, a iniciativa serve como estimulo para aquecer as vendas de carros usados em 2013. “Mas isso não é o fator determinante para a venda, pois também há as taxas de juros que são mais altas do que as de carros novos”, pondera o presidente. O projeto aprovado agora segue para sanção do governador Agnelo Queiroz.

Foto: Joel Rodrigues