Intenção de consumo tem leve aumento

A confiança das famílias brasileiras para o consumo teve alta de 1,1% em janeiro na comparação com dezembro de 2013 e atingiu a marca de 131,0 pontos, segundo a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), divulgada nesta quarta-feira (15), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O estudo denota um otimismo da família de todo o País, pois apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo.

De acordo com o economista da CNC, Bruno Fernandes, os números de janeiro podem ser um reflexo do que vai ocorrer ao decorrer do ano. “Um dos motivos do aumento no primeiro mês do ano foi o aumento da renda familiar de 2,6% na comparação mensal e de 0,4% em relação a janeiro de 2013 voltando a registrar variação positiva, após dez meses de queda. Vale lembrar também do aquecimento no mercado de trabalho”, explica o economista. “Este ano, a perspectiva de evolução das condições econômicas tende a aumentar, pois 2013 não foi um ano muito animador”, conclui Fernandes.

Analisando as condições atuais e as perspectivas futuras da economia doméstica, a previsão da Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio (CNC) é a de que o volume de vendas do varejo brasileiro obtenha um crescimento ao redor de 6,0% no ano de 2014.