Intenção de consumo das famílias recua em 2012

A pesquisa nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou, nesta quarta-feira (22), uma leve alta de 0,2% na comparação do mês de agosto com julho. Porém, em relação a agosto de 2011, houve uma queda de 1%.

Esta foi a primeira queda na análise anual, após sete meses de alta. “Os níveis de comprometimento de renda e de inadimplência ainda impedem uma escalada mais forte da disposição ao consumo”, explica o economista da CNC, Bruno Fernandes.

Na comparação mensal, alguns componentes relacionados ao consumo e ao mercado de trabalho apresentaram variações positivas – o otimismo se deu, em especial, pelos itens Emprego atual (+ 1,8%) e Renda atual (+ 3,3%). Na comparação anual, a intenção de consumo das famílias apresentou variação negativa puxada por maior cautela em relação ao mercado de trabalho.

Mais uma vez, todos os componentes da pesquisa da Confederação do Comércio relacionados ao emprego e à renda registraram recuo nessa base de comparação, com o item Perspectiva profissional apresentando queda de 5,2%.