Insegurança ronda empresários do Distrito Federal

Em um ano, a violência contra o comércio do Distrito Federal aumentou mais de 20%, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Desde o início de 2012 até agosto, foram registradas 4.275 ocorrências de roubos e furtos no comércio da cidade. Ano passado, neste mesmo período, esse número era de 3.393 registros.

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, afirma que as seguidas paralisações das forças policais prejudicam os comerciantes e o restante da população, que ficam a mercê do crime. “Muitos empreendedores tentam se proteger com grades de ferro e equipamentos de filmagem, porém sem a ajuda da segurança pública, o empresário é obrigado a fechar o estabelecimento mais cedo para não ser assaltado”, afirma Adelmir. A autal paralisação da Polícia Civil é a terceira da categoria desde o começo do ano e teve início no dia 23 de agosto. Até o momento, não houve acordo com o governo. Os grevistas pedem reestruturação da carreira e reajuste salarial de 28%, valor equivalente à inflação acumulada entre 2006 e 2012. Para fortalecer a segurança pública, na tarde de terça-feira (11), a Força Nacional começou a atuar nas divisas do Distrito Federal com o Entorno.

Foto: Joel Rodrigues