Governo reduz ICMS para setor atacadista

Em reunião realizada nesta sexta- -feira (9), entre o governador Agnelo Queiroz, o secretário de Fazenda, Marcelo Piancastelli, e 50 representantes atacadistas, ficou decidido que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) será reduzido no DF de 12% para 7%, no que se refere a operações internas.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) e o Sindicato do Comércio Atacadista do DF (Sindiatacadista) comemoraram a decisão. Essa era uma reivindicação dos atacadistas, que pediam uma solução para a falta de equidade tributária na relação com outros estados.

“O Sindiatacadista nunca esteve sozinho nesta luta, pois tem o apoio dos seus pares que formam a Fecomércio. Essa decisão do GDF é acertada e beneficiará toda a sociedade de Brasília”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio- DF, Adelmir Santana.

O próximo passo do governo será encaminhar um projeto de lei para Câmara Legislativa modificando o percentual cobrado atualmente. “A redução da alíquota para 7% representa um avanço para o setor atacadista local. Além de ganharmos competitividade, a medida permitirá que outras empresas ingressem no DF. Com isso, além do aumento em arrecadação, a região sentirá os impactos positivos com a geração de emprego e renda”, diz o vice-presidente do Sindiatacadista, João Ricardo de Faria.

Foto: Joel Rodrigues