GDF oferece crédito e orientação para microempreendedores do DF

As secretarias de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho publicaram uma portaria conjunta no Diário Oficial do Distrito Federal, nesta segunda-feira (29). Entre os objetivos da portaria está a intenção de executar o Programa de Microcrédito com recursos do Fundo para Geração de Emprego e Renda do Distrito Federal (Funger-DF), para dar apoio e financiamento aos micro e pequenos empreendedores formais e informais da capital e do Entorno.

O fundo disponibilizará R$ 10 milhões aos interessados em captar empréstimos e financiamentos. Além disso, o fundo será alocado para a capacitação e orientação técnica, formação e qualificação de jovens para o primeiro emprego e a cobertura de despesas de custeio e investimento. Segundo a secretaria de trabalho, a portaria consiste em oferecer crédito a juros baixíssimos para o produtor começar sua atividade como empreendedor individual. Os empréstimos variam de R$ 5 mil a R$ 70 mil, de acordo com a necessidade do interessado, como aquisição de máquinas de costura, cortadores de grama e até quiosques de comida. Os clientes podem tomar mais de um empréstimo a medida em que o negócio se desenvolve. Toda a operacionalização da portaria vai ocorrer na sede do Simplifica PJ (Taguatinga), que dispõe de estrutura para o atendimento.