Festas juninas aquecem setor atacadista

O período de festas juninas costuma ser marcado pela venda de pipoca, canjica, pé-de-moleque, maria-mole, vinhos, cachaças e produtos para produção de cachorro quente.

Por isso, a época é muito aguardada pelos empresários do setor atacadista. Para o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista), Fábio de Carvalho, as festas de São João sempre representam aquecimento nas vendas.

“Não há como essa época não ser agitada no Distrito Federal. A forte presença de nordestinos faz com que as festas juninas movimentem o DF no período. Além disso, a indústria de fogos, a cada ano, traz para o público grandes novidades, o que embala as vendas”, ressalta Carvalho.

A estimativa do setor é de que as vendas cresçam 8% em comparação com o mesmo período de 2011, envolvendo tanto o setor de alimentos típicos quanto o de fogos de artifício. Em relação aos fogos, os produtos mais vendidos são estalos, chuvas de prata e fogos coloridos.

Apesar da beleza das explosões, vale ressaltar a necessidade de redobrar a atenção na hora do manuseio do material. “É preciso ter cautela para que a festa, um momento de descontração, não termine em acidentes”, destaca Carvalho.

Foto: Joel Rodrigues