fbpx

Fecomércio reúne deputados federais do DF para apresentar serviços prestados pelo Sesc e Senac

Com o objetivo de apresentar os serviços prestados pelo Serviço Social do Comércio  (Sesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Distrito Federal, a Fecomércio-DF realizou na manhã desta segunda-feira (22), na sede da entidade, um café da manhã com alguns deputados federais da bancada brasiliense. Incentivo ao empreendedorismo, capacitação profissional, sistema tributário, isonomia fiscal e desburocratização foram alguns dos temas abordados no encontro, que contou com a presença da deputada federal Bia Kicis (PRP), do deputado professor Israel (PV), e de representantes dos parlamentares Julio Cesar Ribeiro (PRB) e Celina Leão (PP).

O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, explicou aos parlamentares que o Sistema S do Comércio mantêm importantes escolas de treinamento e qualificação profissional e oferece grande variedade de serviços à população nas áreas de cultura, esporte, assistência social, saúde e lazer. “Essa aproximação com os deputados é de suma importância para mostrar realmente o que o Sesc e o Senac fazem pela capital federal e pelo país”, disse Maia. O presidente falou também sobre a assinatura do protocolo de intenções entre o governo do Distrito Federal, o Sesc e o Senac para firmar parcerias por meio de programas de gratuidade dessas instituições.

Entre os serviços realizados pelo Sesc, Francisco Maia destacou o projeto Saúde da Mulher, que consiste em uma carreta móvel, e realiza exames de prevenção do câncer de mama, câncer de colo do útero (Papanicolau) e promove ações educativas direcionadas à saúde da mulher de forma gratuita. Apenas em 2018, o projeto realizou 3.539 exames de mamografia e 3.841 exames preventivos para câncer de colo uterino (Papanicolau) gratuitamente. Já o Senac possui hoje 2,2 mil alunos matriculados em diversos cursos totalmente gratuitos e já capacitou milhares de profissionais em todo DF. “Quando não é gratuito, o Sesc e o Senac oferecem diversos serviços em várias áreas com preços acessíveis a toda população”, ponderou o presidente.

A deputada federal Bia Kicis ressaltou que com a escassez de concursos públicos, o Distrito Federal precisa investir no empreendedorismo e na capacitação profissional para poder gerar emprego e renda na cidade. “Saio desse encontro realmente bem impressionada e vejo que esse entendimento entre os integrantes do Sistema S e o parlamento é muito importante porque daqui a gente pode levar resultados muito bons para a sociedade e fomentar o emprego. A gente percebe que há uma oferta de vagas de postos de trabalho e uma defasagem muito grande na mão-de-obra especializada. E o Sistema S faz precisamente isso, formação de mão-de-obra. Queremos casar a oferta com a demanda, então o meu intuito é que essa aproximação resulte em algo efetivo em benefício da sociedade” declarou a parlamentar.

Já o deputado professor Israel afirmou que o Sistema S já está no coração dos brasileiros. “Quantos brasileiros passaram pelo Sistema S e graças a isso tiveram uma formação e a cidadania garantida?  Hoje o Sistema S está sob ataque e nós precisamos de uma mobilização da sociedade brasileira, que é quem realmente conhece os resultados da existência de desse Sistema na vida dos brasileiros. Nós temos que fazer um enfrentamento no Congresso Nacional para evitar que distorções de informações cheguem aos ouvidos dos brasileiros. Então quero que vocês contem comigo no Congresso para fazer esse debate público porque eu tenho certeza que o Sistema S é aprovado pela população brasileira”, concluiu o professor.

A chefe da Divisão de Relações Institucionais da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Nara de Deus Vieira, também participou do encontro e destacou a relevância dessa reunião para os parlamentares conhecerem as atividades do Sesc e do Senac. “A aproximação com o Congresso é benéfica em qualquer cenário. Temos feedbacks que mostram que alguns parlamentares não têm conhecimento do que o Sesc e o Senac fazem efetivamente e por causa disso sofremos algumas ações por falta de conhecimento e precisamos mudar essa realidade”, apontou Nara.

O segundo vice-presidente da Fecomércio, Antonio Tadeu Perón, diz que o objetivo do encontro é mostrar para a classe política que representa o Distrito Federal o que o Sistema S do Comércio faz pela unidade federativa. “Para alguns, não há muita novidade, inclusive são conhecedores dos nossos trabalhos, mas para outros que nunca foram ligados ao sistema e nem usuários, eles têm necessidade de conhecer melhor. Até porque qualquer defesa do sistema deverá ser feita através da Câmara dos Deputados. Precisamos mostrar a relevância do que fazemos nos quesitos social, econômico e de formação de pessoas. Como é que você pode desqualificar algo que dá formação para a população? E algo que dá formação do menor ao mais elevado nível? É algo que pode ser aprimorado, mas jamais deverá ser atacado”, ressaltou Perón.

O representante do Sesc-DF, Marco Túlio Chaparro, também achou muito importante essa aproximação entre governo, novos deputados federais e a nova administração do Sistema Fecomércio-DF. “A Federação do Comércio em Brasília provê vários serviços, seja no Sesc ou no Senac, e os deputados não tem conhecimento, seja os de Brasília ou de outros estados. Vemos com olhos muito positivos o quanto eles entendem ser importantes o serviço prestado pelo Sistema S aqui no DF e acho que agora é trabalhar em conjunto com o Congresso para dar visibilidade ao trabalho que realizamos em Brasília”, disse Chaparro.

Também participaram do encontro, o primeiro vice-presidente da Fecomércio, Edson de Castro; representando a deputada Celina Leão, o assessor parlamentar Rafael Rodrigues; representando o deputado Julio Cesar Ribeiro, a assessora parlamentar Maria José de Castro; o assessor de relações institucionais da Fecomércio, Athayde Passos da Hora.