Fecomércio reforça importância da pequena empresa e cria campanha com artistas de Brasília para valorizar comércio local

Compre na vizinhança e evite aglomerações, contribuindo com o comércio local e com a saúde da população. Mais do que apelos para estimular empreendedores, ações nesse sentido são hoje iniciativas vitais para a sobrevivência de uma grande parcela da sociedade brasileira e também para a economia do país, fortemente abalada pela crise do coronavírus. Nesta realidade, a Fecomércio-DF segue desenvolvendo ações efetivas para a população. A mais recente delas trata de incentivar o comércio local de Brasília. Sabendo da importância da sobrevivência dos pequenos empresários, a instituição também orienta os consumidores a realizarem suas compras na vizinhança, apoiando os empreendedores. O presidente do Sistema Fecomércio-DF (Sesc, Senac, Fecomércio e Instituto Fecomércio), Francisco Maia, diz que as empresas de comércio, serviços e turismo são as grandes empregadoras da capital e muitas correm o risco de quebrar. Para que isso não ocorra, aristas de Brasília apoiam a campanha e mandam recado para a população.

Com o fechamento de alguns comércios e serviços considerados não essenciais nas cidades que estão em quarentena, comprar de pequenos negócios pode ser uma solução. Francisco Maia explicou que a Federação do Comércio segue com ações efetivas de atendimento à população além de incentivar iniciativas solidárias em prol de todos os empresários de pequeno e médio porte do Distrito Federal. “Pequenas ações, como priorizar o mercadinho de bairro na hora das compras, são reforços importantes para os negócios. Se o consumidor prestigiar o comércio de vizinhança quando houver necessidade de uma compra presencial, isso ajudará a conter a circulação neste momento crítico de saúde”, disse. De acordo com o presidente, neste momento tão difícil de combate ao coronavírus, o Sistema Fecomércio-DF tem estimulado a população a comprar de pequenos negócios. “Apoie o comércio local perto de suas casas”, afirma.

As microempresas e as de pequeno porte, que segundo o Sebrae somam 99% do total de empresas no país, representam hoje 27% do PIB. De acordo com a estimativa, referente a 2019, elas respondem por 54% do emprego formal e 44% da massa salarial dos brasileiros.

Quem também tem se engajado na campanha de apoiar o comércio local são artistas oriundos da capital federal. O cantor Oswaldo Montenegro endossou o discurso de apoio e disse que se trata de cuidar de quem está sofrendo drasticamente com as medidas adotadas durante o período de pandemia. “Venho aqui pedir união para proteger e incentivar o pequeno comerciante, o pequeno empresário. Dá pra fazer isso consumindo o máximo de coisas da nossa vizinhança. Pedindo seja por telefone ou rede social o máximo possível de itens de pessoas que não tem infraestrutura para resistir a essa crise. Vamos ajudar de verdade os pequenos comerciantes. Quem precisa mais, precisa com mais urgência”, defendeu Oswaldo Montenegro.

Os palhaços Irmãos Saúde, que deram origem aos personagens Chaubraubrau e Raquaquá, são conhecidos por cruzarem o país a bordo de um micro-ônibus todo equipado e colorido, com o Circo Artetude, levando arte de rua para todos. Brasilienses por naturalidade e de coração, os artistas também fizeram um apelo para ajudar pequenos comerciantes. “O melhor lugar onde você vai encontrar aquela comida fresquinha é naquela mercearia do lado da sua casa, na frutaria da Dona Maria. Por isso meu amigo, por isso minha amiga, quando for fazer compras escolha os mercados menores. Escolha as quitandas. Porque assim você fortalece a economia da sua cidade”, defende a dupla de aristas.