Fecomércio estabelece diálogo permanente com a Secretaria de Economia e defende simplificação de tributos

Com o objetivo de manter um diálogo permanente com o Executivo local, o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, se reuniu na manhã desta segunda-feira (9), no Palácio do Buriti, com o secretário de economia do DF, André Clemente. Francisco Maia esteve acompanhado de presidentes de câmaras empresariais e assessores da Federação do Comércio. Após o encontro, ficou estabelecido que a cada 15 dias será realizada uma reunião para tratar de assuntos de interesse do setor produtivo da capital do País. A Fecomércio também sugeriu ao secretário que fosse incluído no Programa de Recuperação Fiscal 2020 (Refis), que está em elaboração, a possibilidade do uso do saldo credor da conta do ICMS para compensar a dívida do empresário com o governo. Reforma tributária e redução de juros de financiamento de imóveis licitados pela Terracap foram outros temas debatidos durante o encontro.

Na avaliação do presidente da Fecomércio-DF, essa interlocução com a secretaria de governo será de grande importância para defender os anseios dos empresários e sindicatos do comércio. Francisco Maia destaca que foram realizados diversos pedidos para destravar a economia e criar um melhor ambiente de negócios no DF. “Queremos desonerar as empresas, precisamos desses encontros para dar encaminhamento de pleitos importantes dos empreendedores da cidade, gerando emprego e renda”, disse. “Além disso, o diálogo cria uma proximidade para elaborar leis que envolvam diretamente os segmentos de comércio e serviços”, completou.

A Fecomércio também pediu apoio para que a taxa de juros no financiamento dos imóveis licitados pela Terracap estejam em um patamar mais equilibrado – atualmente é cobrado 11%. O presidente da Federação, Francisco Maia, aproveitou o encontro para convidar o secretário André Clemente para participar do lançamento da Câmara de Comércio e Serviços, no dia 17 de março, na sede da entidade. André foi chamado ainda para ser um dos palestrantes do seminário que será ofertado pela Câmara de Tributação e Finanças Públicas, no dia 14 de abril. O secretário abordará o tema: Política Fiscal do Governo e o Desenvolvimento Econômico do DF.

Também estiveram no encontro: a chefe de gabinete da Fecomércio, Karine Câmara; o futuro presidente da Câmara de Comércio e Serviços, Álvaro Siqueira Júnior; o presidente da Câmara de Inovação e Tecnologia: Christian Tadeu; o presidente da Câmara de Tributação e Finanças: Charles Dickens; o assessor tributário da Fecomércio, Eduardo Almeida;  a assessora executiva do núcleo de atendimento sindical, Thaís Quintão; e  a executiva da Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-DF, Jackeyline Reis.

Mapa do Comércio

A Fecomércio-DF também pediu o apoio da Secretaria de Economia para se criar um perfil empresarial do DF, o Mapa do Comércio. O projeto visa a traçar um perfil do comércio brasiliense, criando um sistema de processamento de informações de dados que possam mensurar quantas empresas de cada segmento existem no DF. “O projeto seria criado pela Federação, com a ajuda da secretaria. Será uma ferramenta de grande funcionalidade, que poderá ajudar na criação de políticas públicas, na análise de mercado, e estudos de potencial de crescimento comercial de uma localidade, por exemplo”, informou o presidente da Fecomércio, Francisco Maia. O presidente da Câmara de Tributação e Finanças da Fecomércio-DF, Charles Dickens, também esteve presente e destacou que a reforma tributária local deve ter um foco e um propósito para garantir a segurança jurídica, simplificação focada na racionalização, desburocratização, revisão e equiparação das alíquotas com os estados vizinhos.