Fecomércio elogia abertura de licitação

por acm

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, anunciou nesta sexta-feira (2) a abertura de licitação pública para o sistema de transporte coletivo. Cem por cento da frota de ônibus da cidade será licitada, com exceção das linhas exploradas por cooperativas e pela TCB. As propostas serão abertas em 10 de abril e o resultado final será apresentado em 10 de julho.

As empresas vencedoras terão seis meses para iniciar a operação. O presidente do Sistema Fecomércio- -DF, Adelmir Santana, participou da reunião de anúncio da medida e comentou a iniciativa. “Ao lançar esse edital, o governo do DF rompe com o atual sistema de transporte”, afirmou. “Agora, podemos acreditar em melhorias, o novo modelo vai garantir um melhor acesso para os trabalhadores”, completou Adelmir.

“Nossa meta é que, até o início de janeiro, não haja mais ônibus velhos circulando pelas ruas”, prometeu o governador Agnelo. Poderão participar da licitação empresas de todo o país. A seleção será realizada por um sistema de bacias.

O DF será dividido em cinco grandes áreas e cada uma delas será explorada por uma empresa – ou consórcio – diferente. Os interessados poderão concorrer em todas as bacias, mas deverão optar por apenas uma, caso sejam selecionados mais de uma vez. Os vencedores poderão explorar as linhas por 10 anos.

Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília