Fecomércio-DF trabalha para Brasília entrar de vez na rota de grandes eventos

A promoção de negócios é fundamental para o crescimento econômico e sustentável de uma cidade. Sabendo da importância do tema e com o intuito de gerar emprego e renda para o Distrito Federal, a Fecomércio tem trabalhado para atrair turistas, eventos, congressos e feiras para a capital federal. Entre as ações está a criação e lançamento do site Portal Brasília, programado para o primeiro trimestre deste ano.

O portal é uma iniciativa da Câmara de Turismo da Fecomércio, com apoio do Sebrae, e será gerenciado pelo jornal Correio Braziliense. O intuito é informar o turista que vem à Capital disponibilizando opções de acomodações, dicas de gastronomia, horários e preços de atrações locais, assim como realização de eventos e venda de ingressos para shows e festas. Uma reunião de alinhamento para finalizar o portal e programar o lançamento do projeto já foi realizada nesta segunda-feira (14).

A ideia é seguir o modelo de Barcelona, onde todo turista que entra na cidade acessa o site para saber mais informações sobre a localidade. O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, informa que o portal será uma ferramenta importante para fomentar o desenvolvimento econômico de Brasília. “Com um número maior de turistas em Brasília a economia ganha como um todo. O turismo tem o potencial para alavancar a economia brasiliense e pode representar uma das principais alternativas de desenvolvimento para a cidade, impulsionando áreas como entretenimento, hotelaria e gastronomia, que são impactadas diretamente com a atividade”, destaca Francisco Maia. “O portal será atualizado para que se torne uma referência de turismo em Brasília e no País”, completa.

Fundo

Além do lançamento do portal, a Fecomércio está mantendo conversas com o executivo local para dar andamento ao Projeto de Lei, de iniciativa da Federação, que trata sobre a criação do novo Fundo de Incentivo ao Turismo do Distrito Federal (FitDF). A ideia inicial do PL é que o governo abra um crédito especial inicial de R$ 30 milhões, com a finalidade de dotar orçamentariamente o FitDF.  Esse recurso seria aplicado em incentivo a projetos nos diversos campos do turismo, entre eles a captação de eventos; promoção e divulgação do segmento; preservação do patrimônio; manutenção de instalações e equipamentos destinados a atividade turística; além da preservação das condições de uso e criação desses espaços.