Fecomércio contra a falsidade ideológica

Para orientar a população sobre o crime de falsidade ideológica, a Fecomércio e o Ministério Público do DF lançarão nesta quinta-feira (5) a campanha Não Seja Um Laranja. A ação será realizada por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária. O lançamento será às 17h30, na sede do MPDFT. Para se ter uma ideia do alcance do crime, mais de 10% das denúncias recebidas pela promotoria da ordem tributária referem-se ao delito de falsidade ideológica.

A campanha consistirá na distribuição de cartilhas educativas alertando para o perigo de quem aceita repassar os seus dados para que terceiros possam manusear contas ou abrir empresas. O material será distribuído para empresários e trabalhadores do setor produtivo, por meio da Revista Fecomércio, que possui 60 mil exemplares de tiragem. A cartilha será encartada dentro da publicação. “A nossa intenção é alertar os cidadãos sobre os cuidados com seus documentos pessoais para evitar esse tipo de problema”, explica o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana.

Qualquer pessoa está sujeita a ser vítima de um golpe desse tipo. “Laranja” é a pessoa que empresta ou tem os seus documentos utilizados para fins ilícitos por outra pessoa. “Você pode responder por um crime. As pessoas que usam os seus documentos enriquecem ilicitamente, deixando várias dívidas para você pagar”, adverte o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana.