Redes sociais :
Famílias estão dispostas a consumuir mais

A intenção de consumo das famílias (ICF) apresentou leve alta de 0,3% no mês de maio, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (22) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O subitem que mede o nível de consumo atual teve crescimento de 5,7% em relação a maio do ano passado, mostrando que as famílias estão dispostas a elevar o consumo nos próximos meses.

No entanto, o elevado nível de endividamento ainda impede uma aceleração mais forte do consumo. “Os resultados mensais relacionados ao consumo ainda indicam que a demanda doméstica vem seguindo um ritmo moderado”, afirma o economista da CNC, Bruno Fernandes.

A alta do ICF confirma que a confiança das famílias vem respondendo positivamente ao aumento real da renda e aos baixos níveis das taxas de desemprego no Brasil.

“O otimismo se deu não só pela manutenção do crescimento real da massa salarial como principalmente pelos efeitos das maiores facilidades de crédito com os cortes das taxas de juros concedidos pelos bancos desde abril”, diz Bruno.

Na comparação anual, o ICF apresentou crescimento de 4,8% puxado pelo otimismo em relação ao mercado de trabalho e ao consumo.

 

Foto: CNC/Ascom

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo