Encontro promove a integração de diretores de institutos das federações do comércio

O Instituto Fecomércio do Distrito Federal promoveu nesta quarta-feira (26), em Brasília, o Encontro de Dirigentes de Institutos Fecomércio. O seminário teve a participação de 18 dirigentes e diretores de federações e institutos, representando um total de 12 estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Alagoas, Amapá, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Tocatins e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

A reunião teve como principal objetivo a troca de experiências por meio da exposição das ações desenvolvidas por cada entidade. Além disso, foi estabelecido um fórum permanente de discussão, visando à integração e o fortalecimento institucional em uma perspectiva nacional.

Na opinião do presidente do Instituto Fecomércio e da Federação do Comércio do DF, Adelmir Santana, é necessário criar um vínculo maior entre os dirigentes das federações do comércio de todo o Brasil.“É preciso criar um instituto nacional, que coordene as ações dos braços estaduais. Temos que trabalhar para que os IFs amadureçam em conjunto”, explica Adelmir. O presidente também cita a necessidade de todos agirem em prol da evolução do sistema, com o mesmo ciclo de atividades para o beneficio dos empresários.

Em seu discurso no encontro, Adelmir Santana também se lembrou da importância do trabalho do IF com os estagiários, que entram no mercado de trabalho por intermédio do Instituto. “Nós somos a base da integração entre o jovem e as empresas. Nosso foco é chamar atenção das grandes empresários sobre a importância do estudante. Por isso, nós já temos mais de 1,4 mil estagiários regularizados pelo instituto”, explica o presidente.

Para o dirigente que representou o Instituto Fecomércio do Paraná, Sandro Luciano Machado, o evento trouxe a oportunidade de aperfeiçoar a forma como os IFs estão se desenvolvendo. “Tivemos a oportunidade de trocar experiências e verificar o que dá certo e o que não dá certo, até onde podemos alcançar”, disse. O evento continuará nesta quinta-feira (27) com a discussão das sugestões de pautas enviadas pelos estados participantes e a definição da data do próximo encontro.

Foto:Joel Rodrigues