Empresas devem obter certidão negativa de débitos

As vendas do comércio brasiliense apresentaram aumento de 4,18% em novembro na comparação com outubro de 2011, de acordo com a Pesquisa Conjuntural do Comércio do Distrito Federal.

Na comparação anual (novembro de 2011 em relação a novembro de 2010) foi constatado um aumento de 4,73% nas vendas. “Esse aumento de 4,18%, de certa forma, refletiu o início das vendas de fim de ano”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

Em novembro de 2011, os segmentos que registraram a maior expansão em comparação com outubro do mesmo ano foram: Autopeças e Acessórios (9,41%); Materiais de Construção (8,89%); Revendedoras de Veículos (8,21%); e Combustíveis e Lubrificantes (6,67%).As quedas mais representativas, também na análise mensal, ocorreram nos segmentos de Informática (-2,79%); Supermercados/ Minimercados (-2,65%); e Móveis e Decorações (-2,61%).

Quanto ao emprego, a oferta de trabalho apresentou leve aumento de 0,08% em novembro de 2011 na comparação com o mês anterior. Na comparação anual, o percentual de ocupados foi 4,22% maior. Entre as formas de pagamento, o volume de vendas negociado à vista correspondeu a 66,23% em novembro.

Foto: Joel Rodrigues