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  • Adilson
  • 19/02/2013
Empresários lucram com comércio de peixe

Falta pouco mais de um mês para a Páscoa, comemorada no dia 31 de março, mas os empresários brasilienses já estão investindo na boa qualidade dos peixes. Os pescados costumam ser a grande atração na mesa dos brasileiros nessa época do ano. O chef Paulo Maurício, proprietário do Restaurante Ilê, na 209 Sul, escolhe pessoalmente o peixe que leva à mesa. De olhos atentos, seleciona cada produto a fim de comprar a mercadoria mais fresca possível. “Observo o vigor do peixe: o olho brilhoso, as guelras avermelhadas, a firmeza da carne”, explica.

Ele opta pelo peixe limpo, sem físceras ou espinhas, cortado em filés grandes. No restaurante, a carne é separada em porções individuais. Uma parte é congelada (a -18°C) e a outra é mantida fresca. A pesquisadora da UnB Fabiana Nalon, mestre em Nutrição Humana, explica que tanto o peixe fresco quanto o congelado contêm nutrientes.

“Isso não influencia. O que é preciso observar é o modo de armazenamento, se está congelado adequadamente e se está sendo mantido fresco corretamente.” Ela chama a atenção, porém, para o modo de preparo. É preciso evitar o peixe frito, a fim de manter o valor nutricional da carne. O ideal, de acordo com a pesquisadora, é comer peixe pelo menos três vezes por semana, em porções de 120 gramas. Entre as variedades, o salmão é um dos mais ricos em ômega 3.

Foto: Luana Lleras

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