Empresários apostam em contratações temporárias

Quase a metade dos comerciantes do Distrito Federal realizará contratações temporárias neste fim de ano. Levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio, divulgado nesta terça-feira (6), mostra que 49,5% dos empresários do comércio farão uso desse tipo de mão de obra. A pesquisa ouviu 212 lojistas de dez segmentos, entre 22 e 24 de outubro de 2012.

O estudo também revela que os funcionários temporários devem ser efetivados. Segundo a pesquisa, 78,1% das empresas pretendem contratar os temporários; 12% não; e 10,5% ainda não sabem. Neste período de Natal, o comércio varejista do Distrito Federal deverá aumentar o seu quadro de funcionários em 13,9% e espera-se que 3,3% seja o crescimento total do mercado, com a provável efetivação dos trabalhadores.

O presidente do Sistema Fecomércio- DF, Adelmir Santana, conta que desde outubro, o Senac vem realizando cursos para capacitar os vendedores, com o objetivo de fazer com que eles cheguem mais preparados no mercado. As últimas turmas se encerram nesta semana. “Esperamos ter um excelente Natal. Mais de três mil pessoas já se inscreveram nos cursos. A expectativa é que sejam abertas mais de seis mil vagas temporárias em 2012”, destaca Adelmir Santana.

Foto: Joel Santana