• 24/04/2019
Embrapa comemora 46 anos de história

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, participou nesta quarta-feira (24) da comemoração dos 46 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília, junto com o vice-presidente da Federação, Tadeu Perón. Segundo Francisco Maia, a Embrapa é o motor propulsor da agricultura brasileira. “A Embrapa é a inteligência do agronegócio. É uma entidade que alguns países do mundo não têm e hoje é internacionalmente conhecida, inclusive muito solicitada na África para desenvolver algodão, por exemplo”, apontou Maia. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. É presidida pelo engenheiro agrônomo Sebastião Barbosa.

A entidade foi criada para revolucionar a forma de produzir alimentos no País, por meio da ciência, e contribuiu para que o Brasil aumentasse em cinco vezes a produção de grãos – em 240% a produção de trigo e milho, 315% a produção de arroz, sem contar a elevação da produtividade do setor florestal em 140%, e o triplo do setor cafeeiro. Um dos destaques alusivos aos 46 anos da Empresa é o Lucro Social de 2018 que chegou a R$ 43,52 bilhões. Para cada real aplicado na Embrapa no ano passado, foram devolvidos R$ 12,16 para a sociedade. Os dados são da última edição do Balanço Social, publicado em abril deste ano. Esse valor foi obtido a partir da análise do impacto econômico de 165 soluções tecnológicas e de cerca de 220 cultivares desenvolvidas pela empresa.