Em reunião na Fecomércio, secretário de Fazenda diz que vai refinanciar dívidas e reduzir multas das empresas

O secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal, André Clemente, participou na noite desta terça-feira (25) da reunião de Diretoria da Fecomércio-DF, realizada na sede da entidade. Em uma apresentação para os empresários, Clemente mostrou dados sobre o desenvolvimento e o ambiente competitivo brasiliense. O secretário fez um balanço das ações realizadas pelo governo até aqui e em resposta aos presidentes de sindicatos da Federação do Comércio se comprometeu em lançar um novo Refis e reduzir as multas exorbitantes que têm sido cobradas das empresas em dívida com o GDF.

“Podem considerar atendido esse pleito. Vou resgatar o projeto de redução das multas”, afirmou André Clemente, que também disse que pretende lançar um novo programa de refinanciamento de dívidas. O presidente do Sistema Fecomércio-DF, Francisco Maia, elogiou a postura e mais uma vez reforçou que a Federação do Comércio, o Sesc e o Senac estão apoiando as ações que tem como foco o desenvolvimento econômico e social de Brasília. “Nós, como Federação do Comércio, não podemos ficar longe do governo, estamos trabalhando em conjunto. O convite para o secretário participar da nossa reunião, o apoio que temos dado ao turismo e a outros segmentos é uma demonstração disso”, reforçou Francisco Maia.

Em sua apresentação, Clemente mostrou que o orçamento do GDF é destinado em boa parte para pagamento de pessoal e sobra muito pouco para investimento. Mas que apesar do cenário de pequeno crescimento, o foco é movimentar a economia. “A prioridade número um do governo é gerar emprego. Por isso, o governador Ibaneis está tão focado em fazer obras”, afirmou. “Essa equipe não faz o discurso do caos. Vamos cortar gastos, rever a legislação e acabar com privilégios, para melhorar”, completou. O secretário prometeu esforços para buscar um Estado eficiente. O subsecretário de relações com o setor produtivo, Márcio Faria Júnior, e o secretário executivo de desenvolvimento econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Espedito Henrique de Souza Junior, também estiveram presentes na reunião, além das autoridades do Sistema Fecomércio-DF.