Educar para o trabalho

por acm

Em 2018, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) completou 51 anos de atuação no Distrito Federal, tendo alcançado mais de 1,1 milhão de alunos matriculados desde sua inauguração. Somente ano passado foram registradas 15.077 matrículas nos mais de 240 cursos profissionalizantes oferecidos durante o ano e voltados ao mercado de trabalho do setor do comércio de bens, serviços e turismo. Os cursos ofertados pela instituição são nas modalidades de formação inicial e continuada, educação profissional técnica de nível médio e superior, podendo o aluno escolher entre cursos presenciais ou à distância.

Além de proporcionar a inclusão no mercado de trabalho com a oferta de cursos, o Senac tem como preocupação oportunizar a inclusão social oferecendo cursos gratuitos para pessoas de baixa renda por meio Programa Senac de Gratuidade (PSG). Desde sua implantação, em 2009, até 2018, foram beneficiadas 36.122 pessoas que não tinham condições de pagar por um curso profissionalizante. Em 2018 foram realizadas 5.984 matrículas pelo programa, que atua nas mais diversas regiões do Distrito Federal.

O Senac promove também vários projetos na cidade com o intuito de mostrar ao público o trabalho feito nas salas de aula. Em 2018, a instituição montou a maior passarela de moda de Brasília com o projeto Destaque Moda Senac, realizado no Museu da República, e que reuniu mais de 1,2 mil pessoas, prestigiando estilistas locais que colocaram suas criações. O projeto teve a colaboração de instrutores e alunos dos cursos de Costureiro, Consultoria de Estilo, Cabeleireiro e Maquiagem. Outro projeto que se destacou foi o Prêmio Excelência Senac, que possui atrações gratuitas como oficinas, palestras e competições que exigem habilidades sobre o mercado de trabalho. Enfim, encerramos 2018 fazendo aquilo que sabemos, que é promover a educação profissional. Que em 2019 possamos continuar formando profissionais de excelência para o mercado de trabalho.

Adelmir Santana é Presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio)

Entre em contato.