Redes sociais :
Economia do Carnaval

Por Francisco Maia

Presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio)

“O Brasil que pula carnaval é o mesmo que promove a Quarta-feira de Cinzas”, nos ensina a tradição popular. São cinzas que nada tem a ver com tristeza, mas a renovação sobre a forma de se viver. Cinzas da Quaresma, que é a preparação para a Páscoa. Passagem para novas soluções. Os bilhões de reais que algumas capitais ganham com o Carnaval e turismo de negócios deveria ter uma cartilha para ensinar Brasília a ter também recursos bilionários. A iniciativa privada e governo do GDF já fazem o que podem com os parcos recursos que dispõem. Mas, só muito dinheiro atrai dinheiro.

Este ano, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o faturamento no Carnaval deverá ser de cerca de R$ 8 bilhões. Rio de Janeiro, com um faturamento previsto de R$ 2,32 bilhões, São Paulo, R$ 1,95 bilhão, e Bahia com R$ 1,13 bilhão, tendem a concentrar mais da metade da movimentação financeira durante o período. Não é só pelo compasso de samba que entra dinheiro: o turismo de negócios é uma mina de ouro. As empresas ligadas a esse setor em São Paulo encerraram o ano com faturamento que passa dos R$ 8 bilhões, segundo estimativas da Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços (PCSS).

Ampliar mercado de turismo de negócios é o grande desafio do Rio de Janeiro. O mercado movimentou R$ 5,57 bilhões, segundo a Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Os turistas de Brasília se classificam de duas formas: o de negócios e o de lazer, e aproximadamente 60% dos que vêm à capital do governo federal têm na agenda compromissos de trabalho ou participação em congressos. Menos de sete por cento dos que visitam a cidade pensam em diversão, segundo pesquisa do Centro de Excelência em Turismo (CET) da UnB. Esse é um desafio que já começa a ser vencido. A beleza do nosso Natal, o turismo cívico na Praça dos Três Poderes e as ações do governo já são bons exemplos de que Brasília está mais atraente. Vencer desafios é a nossa vocação.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo