Dia dos Namorados não anima lojistas do DF

Os empresários brasilienses estão pessimistas com as vendas para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. Pela primeira vez na série histórica do levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio, os comerciantes têm expectativas negativas em relação à data. É esperada uma queda nas vendas de -0,25% em comparação com o ano passado. O levantamento foi feito com 306 empresas do comércio varejista do Distrito federal, de 15 segmentos diferentes. No mesmo período de 2013, a estimativa foi de alta de 15,01% nas vendas.

A principal justificativa para o desânimo da maioria dos empresários é porque o Dia dos Namorados deste ano coincide com a abertura da Copa do Mundo no Brasil. “No dia 12 de junho o comércio fechará mais cedo por causa da abertura do Mundial. Dessa forma, os empresários estão observando pouco interesse do consumidor pelo Dia dos Namorados neste ano particularmente”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. Ele lembra que normalmente o Dia dos Namorados é a terceira melhor data para vendas no comércio.

Dentre os segmentos pesquisados, o de perfumaria é o mais pessimista (-16,82%). Mas as lojas de departamento se mantém positivas, com expectativa de 18,13% de crescimento nas vendas. O levantamento do Instituto Fecomércio constatou que 67,2% dos entrevistados acreditam que a queda nas vendas é decorrente da realização da Copa do Mundo de futebol.

Foto: Cristiano Costa