DF cria mais de 4 mil empregos em abril

Informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgadas nesta quinta-feira (17) pelo Ministério do Trabalho mostram que em abril de 2012 foram criados 4.432 mil empregos com carteira assinada no Distrito Federal.

Isso representa uma expansão de 0,61% em relação ao universo do mês anterior. Os setores de atividades que mais contribuíram para este desempenho foram Serviços (3.452 postos) e Comércio (763 postos).

Nos quatro primeiros meses deste ano houve acréscimo de 16.326 postos (+2,27%) na capital Federal. Já no âmbito nacional, os números não foram positivos.

Foram criados 702.059 mil empregos com carteira assinada entre janeiro e abril de 2012 no Brasil. Isso representa uma queda de 20.2% frente ao mesmo período do ano passado (+880.717 vagas formais).

De acordo com os números do governo Federal, este é o pior desempenho para os quatro primeiros meses de um ano desde 2009, quando foram abertas 48.454 empregos com carteira assinada. Naquele momento, o país sentia os efeitos da primeira etapa da crise financeira internacional, deflagrada em setembro de 2008 com a concordata do banco norte-americano Lehman Brothers. A série histórica do Caged tem início em 1992.

Foto: Joel Rodrigues