Desemprego no DF apresentou leve queda em junho

O índice de desemprego no Distrito Federal apresentou leve queda no mês de junho em relação ao mês anterior, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada nesta quarta-feira (25).

A taxa de desemprego caiu de 13%, em maio, para 12,9%, em junho.

Em comparação com o mesmo período de 2011, foi registrado um aumento de 2,9%. A população desempregada no Distrito Federal no sexto mês do ano foi de 186 mil pessoas. Já o contingente de ocupados foi estimado em 1,261 milhão. A redução no desemprego foi motivada, principalmente, pelo acréscimo de 15 mil pessoas no número de ocupados no setor de Serviços. Mas o Comércio teve redução de 4 mil pessoas.

“Brasília é uma cidade de oportunidades. Aos poucos, a geração de emprego e renda, junto com a disseminação do saber, por meio de cursos profissionalizantes como os do Senac, vai transformando positivamente a realidade da capital”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Sanatana.

O setor privado, que gerou 7 mil postos de trabalho, registrou aumento de 1,3% no contingente de assalariados com carteira e redução de 2,1% dos sem carteira assinada, o que representa 2 mil pessoas fora da informalidade.

Foto: Joel Rodrigues