Cresce número de endividados no País

Aumentou em 0,5 ponto percentual o número de famílias endividadas em julho na comparação com o mês anterior, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada nesta quinta-feira (17), pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a Peic, 63% das famílias brasileiras contraiu dívidas em julho, contra 62,5% em junho. Na comparação anual houve redução de 2,2 pontos percentuais no nível de endividamento (65,2% em julho/2013).

Apesar do aumento no endividamento, o percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso recuou na comparação mensal, caindo de 19,8% em junho, para 18,9% em julho, além de diminuir 3,5 pontos percentuais na comparação com julho de 2013. Para o economista da CNC Bruno Fernandes, a alta nos juros e ganhos de renda mais modestos geram condições menos favoráveis para o endividamento. “O crescimento do custo do crédito vem induzindo as famílias a terem mais cautela ao contratar e renovar empréstimos e financiamentos”, afirma o economista.

O cartão de crédito foi apontado como o principal meio de endividamento por 76,6% das famílias, seguido por carnês (16,3%) e por financiamento de carro (13,2%). Os dados são coletados em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal com cerca de 18 mil consumidores.