Contas do setor público registraram superávit primário no ano de 2013

As contas do setor público consolidado (formado por governo, estados, municípios e empresas estatais) registraram um superávit primário – economia para pagar juros da dívida pública – de R$ 91 bilhões em todo o ano passado, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC) nesta sexta-feira (31). O valor do superávit equivale a 1,9% do PIB do País – o pior resultado desde 2002, quando começou a série histórica do BC.

Os números do banco mostram que o governo federal, utilizando receitas extraordinárias (fora do padrão), entregou sua parte da meta fiscal. Ao contrário de estados e municípios, que cumpriram apenas 34% da meta fiscal, com superávit primário de apenas R$ 16,55 bilhões, distante da meta de R$ 47,8 bilhões fixada para todo o ano passado.