Consumo das famílias aumenta 0,3%

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) voltou a crescer em novembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (22) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice apresentou aumento de 0,3% em relação a outubro, registrando 137,5 pontos. É o segundo mês consecutivo de crescimento do ICF.

O resultado indica um nível favorável de consumo no mês que antecede o Natal, melhor data para as vendas no comércio. “Mesmo em menor ritmo, as famílias se mostraram mais confiantes tanto em relação ao emprego quanto a renda, impactando positivamente no resultado mensal”, afirma o economista da confederação, Bruno Fernandes.

Apesar da chegada do fim de ano, os indicadores de consumo e crédito registraram estabilidade em relação a outubro. A cautela das famílias confirma a expectativa da CNC de que a desaceleração resultará em um menor crescimento das vendas de Natal em 2011, em torno de 5,6%.

Na comparação com o ano passado, o índice recuou 1,2% em relação a novembro de 2010. Os dados relacionados ao consumo e ao crédito também registraram patamares inferiores em relação ao mesmo período.

Foto: Joel Rodrigues