Depois de seis anos inativo, os trabalhos do Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Coaride) foram retomados nesta terça-feira (20). A 16ª reunião ordinária foi coordenada pelo diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, e ocorreu na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio-DF).

 

O conselho tem como objetivo coordenar e planejar as ações do poder público para integrar as localidades que fazem parte da Ride. Na opinião do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, é preciso criar a Região Metropolitana do Distrito Federal. “A Região Metropolitana pode ser incrementada pelo Governo Federal com recursos definidos no orçamento para essa região”, disse. “Isso seria uma solução. Aqui poderão ser implantados grandes projetos de desenvolvimento, com geração de emprego e renda e naturalmente fixando as populações nos municípios”, completou.

Quando ainda era senador, Adelmir foi o autor de uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC nº 27/2008) que atribui à União a competência para instituir regiões metropolitanas. A PEC ainda precisa ser votada. Ao tratar do tema, a Constituição de 1988 transferiu exclusivamente aos estados a atribuição para instituir essas áreas. Deixou de considerar que o caráter metropolitano das ocupações urbanas algumas vezes alcança municípios situados em estados distintos.

Durante a reunião realizada na Fecomércio, nesta terça-feira, ainda foram apresentados os novos membros do Coaride e as pautas prioritárias para 2012. A Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) é formada por 22 municípios (19 goianos e três mineiros) mais o Distrito Federal, e é gerenciada pela Sudeco.

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo