Conselho da Ride discute metas para 2012

Depois de seis anos inativo, o trabalho do Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Coaride) foi retomado nesta terça-feira (20).A 16ª reunião ordinária foi coordenada pelo diretor da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Marcelo Dourado, e ocorreu na sede da Fecomércio-DF.

Na opinião do presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, é preciso criar a Região Metropolitana do Distrito Federal. “A Região Metropolitana pode ser incrementada pelo Governo Federal com recursos definidos no orçamento para essa região”, disse. “Isso seria uma solução. Aqui poderão ser implantados grandes projetos de desenvolvimento, com geração de emprego e renda e naturalmente fixando as populações nos municípios”, completou.

Quando ainda era senador, Adelmir foi o autor de uma Proposta de Emenda a Constituição (PEC nº 27/2008) que atribui à União a competência para instituir regiões metropolitanas. A PEC ainda precisa ser votada. Durante a reunião realizada nesta terça ainda foram apresentados os novos membros do Coaride e as pautas para 2012. A Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno é formada por 22 municípios (19 goianos e três mineiros) mais o Distrito Federal, e é gerenciada pela Sudeco.

Foto: Ana Art Video Foto