Confiança dos empresários têm queda

A confiança dos comerciantes apresentou nova queda em julho (-1,0%) em relação ao mês anterior, atigindo 108,4 pontos, segundo dados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) divulgados nesta quarta-feira (23) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esta foi a nona queda consecutiva do Icec, que alcançou novamente o menor patamar histórico. Também houve queda do índice na comparação anual. Em relação a julho de 2013 houve recuo de 7,0% – o décimo segundo seguido.

Os principais fatores para o resultado foram as quedas de 8,8% no subíndice que mede as expectativas dos empresários e de 5,9% na avaliação das condições atuais. Para o economista Fabio Bentes, da CNC, existem alguns fatores que desestimulam a confiança dos comerciantes. “Além do nível fraco de atividade, o encarecimento do crédito tem desestimulado a concretização de investimentos no setor”, explica Bentes.

Ainda de acordo com o levantamento, o crescimento moderado das vendas do comércio e o nível fraco de atividade em geral seguem comprimindo o grau de satisfação dos empresários com as condições correntes do setor e da economia. As expectativas para os próximos meses foram as maiores responsáveis pela retração do Icec. A amostra é composta por seis mil empresas situadas em todas as capitais e os índices apresentam dispersões que variam de zero a 200 pontos.