• 04/05/2020
Confiança do empresário registra primeira queda em 2020

O fechamento do comércio causado pela crise do novo coronavírus afetou o otimismo do empresário da capital do País. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio do DF (Icec), divulgado pela Fecomércio, teve sua primeira queda em 2020 no mês de abril. Em comparação com março, a confiança do empreendedor brasiliense caiu 2 pontos, fixando-se em 131,6. Porém, em relação ao mesmo período do ano passado o índice ainda registra um acréscimo de 0,9 ponto. Apesar da queda, valores acima de 100 indicam otimismo por parte dos empreendedores.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, explica que a queda no otimismo já era esperada por conta do fechamento das lojas no DF. Francisco Maia destaca que durante a pandemia a Fecomércio criou um canal constante de diálogo com o Executivo, visando a amenizar os prejuízos, além de buscar alternativas de crédito. O Sesc e o Senac também estão tendo um papel fundamental na questão social: com doações de alimentos, mascarás e ofertas de cursos online.

“A Confederação Nacional do Comércio (CNC) informou que o varejo brasileiro perdeu R$ 86,4 bilhões em apenas cinco semanas – de 15 de março a 18 de abril. No DF, não é diferente. Bares e restaurantes, assim como as academias e hotéis, perderam seu faturamento e tiveram que tomar algumas medidas para continuar em funcionamento. Outros, tiveram que fechar as portas”, informa o presidente da Fecomércio-DF. “A situação é grave. Estamos trabalhando junto com o GDF para que a abertura seja responsável e gradual, para que a economia na cidade possa voltar a girar”, conclui Francisco Maia.

O estudo mostra ainda que 12% dos empresários da cidade afirmam que as condições atuais da economia do País melhoraram muito; 52,4% disseram que melhoraram pouco; 19,6% responderam que pioraram pouco e 15,9% declararam que as condições pioraram pouco. Sobre a expectativa de aumento no quadro de funcionários, 50,9% afirmaram que aumentarão pouco; 25,2 % vão reduzir pouco e 11% reduzir muito. Em relação a aumentar muito o quadro, 12,8% disseram que pretendem realizar essa opção nos próximos meses. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) detecta as tendências do setor, do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente 6 mil empresas e os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que variam de zero a 200 pontos.