Confiança do empresário do comércio recua

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), divulgado nesta quarta-feira (1º) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou queda de 2,3% em janeiro de 2012 em relação a dezembro de 2011 e alcançou 127, 6 pontos.

“Mesmo com a queda, as expectativas dos empresários permanecem favoráveis, sinalizando que o volume de vendas no comércio deverá ser favorável em 2012”, afirma o economista da CNC, Bruno Fernandes.

Os comerciantes também estão mais confiantes em relação ao setor varejista, que teve crescimento de 1,3% em janeiro. “O comerciante iniciou o ano satisfeito com o desempenho do setor. No que se refere à própria empresa, o empresário manteve o nível de confiança alto, com 126,5 pontos e alta de 0,3% no primeiro mês do ano”, completa Bruno Fernandes.

Já o nível das expectativas do empresário do comércio caiu 3,3%. Ainda assim, permaneceu elevado, atingindo 154 pontos. Isso mostra que o comerciante brasileiro ainda está otimista em relação ao desempenho de seu próprio estabelecimento (160, pontos), ao setor varejista (152, pontos) e também em relação à economia do País (14,5 pontos).

Foto: Joel Rodrigues