• 05/07/2012
Confiança do empresário do comércio cai em junho

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), medido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), registrou queda de 2,5% em junho e ficou com 125,7 pontos. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (4). Na opinião do economista da CNC, João Felipe Araújo, a leitura é negativa, principalmente por causa da percepção da economia atual.

“O nível de inadimplência está elevado no país, além da taxa de câmbio que depreciou o real em relação ao dólar, o que pode ser visto como ponto negativo para o comércio em médio prazo”, explica Felipe.

Nas empresas de maior porte, ou seja, com mais de 50 funcionários, o nível de confiança dos empresários registrou uma queda de 2,1% em relação a maio e uma alta de 3,5% em relação a junho de 2011. Já nas empresas de menor porte, o nível de confiança registrou queda de 2,5% em junho e alta de 1,5% comparado com o mesmo período do ano passado.

Araújo afirma que é normal que o índice seja menor nos seis primeiros meses em relação ao segundo semestre, quando acontecem às festas de fim de ano e às vendas voltam a aquecer o mercado. Dessa forma, estima-se um crescimento de 8% nas vendas do varejo em 2012.