Comércio tem queda de 0,46% em julho

As vendas do comércio brasiliense registraram queda de 0,46% em julho na comparação com junho e as vendas do setor de serviços caíram 1,28%. Entretanto, no acumulado dos últimos 12 meses – de julho de 2012 a julho de 2013 – verificou-se um crescimento de 7,53% no total das vendas (comércio e serviços). É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

“Julho é o mês das férias escolares. E muitos pais se programam para viajar nessa época para os filhos não ficarem em casa sem atividades. Dessa forma, as vendas no comércio e serviços costumam ter uma leve queda”, explica o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana.

No setor de comércio, os principais aumentos nas vendas em julho em relação ao mês anterior ocorreram nos segmentos de: Tecidos (31,13%); Livraria e Papelaria (17,69%); Calçados (10,2%); Farmácia e Perfumaria (3,78%) e Móveis e Decorações (3,34%). Apresentaram queda nas vendas de julho, na comparação com junho, os segmentos de: Floricultura (-20,27%); Mercado e Mercearia (-5,68%); Material de Construção (-4,68%); Autopeças e Acessórios (-4,53%). A Pesquisa Conjuntural é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae. Para esse levantamento, foram consultadas 700 empresas, sendo 595 do comércio e 105 de serviços. Os dados foram coletados entre 5 e 10 de agosto.

Foto: Cristiano Costa