Comércio tem alta de 0,75% em fevereiro

A s vendas do comércio brasiliense registraram leve alta de 0,75% em fevereiro de 2014 na comparação com janeiro. No setor de serviços, as vendas aumentaram 3,39%. No acumulado dos últimos 12 meses (fev/13 x fev/14), comércio e serviços registraram expansão de 5,72%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

A alta no mês de fevereiro foi puxada principalmente pelo segmento Livraria e Papelaria, que teve aumento de 32,69% nas vendas. Em serviços, o aumento foi puxado pelo setor de Agência de Viagens, com alta de 14,88%. De acordo com o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, o resultado mais tímido nesse mês já era esperado. “Os brasilienses normalmente se programam com mais cautela no que diz respeito aos gastos de começo do ano. Por também ser o início do período escolar, as Livrarias e Papelarias sempre vendem bem nesta época, assim como o segmento de viagens” explica Adelmir Santana.

Na análise por área de atuação, apresentaram crescimento nas vendas do comércio em fevereiro, na comparação com janeiro, os segmentos de: Livraria e Papelaria (32,69%); Calçados (15,45%); Mercado e Mercearia (7,47%); Farmácia e Perfumaria (2,78%) e Lojas de Utilidades Domésticas (2,18%). Ocorreu queda no segmento de: Material de Construção (-11,86%) e Floricultura (-10,25%).

O ramo de papelaria foi o que mais teve destaque nas vendas em fevereiro (32,69%)