Redes sociais :
  • Adilson
  • 22/10/2013
Comércio registra queda em setembro

As vendas do comércio brasiliense registraram leve queda de 0,49% em setembro de 2013 na comparação com agosto. No setor de serviços, o declínio foi de 1,11% nas vendas. Já no acumulado do ano, de janeiro até setembro, observa-se uma expansão de 1,64% (comércio e serviços). É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

Na opinião do presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, esse resultado era esperado para o período. “Entre as causas para a contenção de despesas dos brasilienses, destacam- se a estagnação da economia e a falta de uma data comemorativa em setembro, isso aliado à greve dos bancários prejudicou o comércio”, explica Adelmir. Mas de acordo com ele, esse quadro negativo pode mudar até o final do ano. “Os meses de outubro, novembro e dezembro representam uma oportunidade para o setor terciário em todo o território nacional. As festividades de fim de ano aquecem o varejo e a geração de empregos no País”, ressalta.

Na análise por ramo de atuação, apresentaram crescimento nas vendas do comércio em setembro, na comparação com agosto, os segmentos de: Informática (6,49%); Farmácia e Perfumaria (2,34%); Mercado e Mercearia (1,94%) e Bares, Restaurantes e Lanchonetes (1,07%).

Foto: Cristiano Costa

Deixe um comentário

Pular para o conteúdo