• 19/10/2012
Comércio informal atrapalha as vendas de flores

O Dia dos Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro. Normalmente, neste feriado nacional, as pessoas levam flores aos túmulos dos entes queridos, uma boa oportunidade para o comércio elevar os lucros. Entretanto, essa não é a realidade para os empresários.

De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes, Gêneros Alimentícios, Frutas, Verduras, Flores e Plantas de Brasília (Sindigêneros), Joaquim dos Santos, os comerciantes não criam expectativas com a data no Distrito Federal porque o mercado informal atrapalha bastante as vendas das floriculturas.

“Para os donos de floriculturas o Dia de Finados chega a ser uma data negativa e a maioria fecha as lojas. Não tem como competir com a informalidade nas portas dos cemitérios”, aponta. Apesar de ser uma data importante para o ramo, os comerciantes de flores estão apreensivos com o comércio ilegal. “Cerca de 80% das floriculturas devem fechar no feriado por causa da concorrência desleal com os vendedores informais”, avalia Joaquim dos Santos.

Segundo ele, as melhores datas para o comércio de flores são: Dia das Mães, Dia dos Namorados e o Dia Internacional da Mulher. No ano passado, apenas 20% das lojas de flores abriram no feriado de Finados.

Foto: Joel Rodrigues