Comércio e serviços terão R$ 524 milhões

O Distrito Federal deverá receber R$ 524,6 milhões do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO), em 2013, para serem investidos nos setores de comércio e serviços. A programação do FCO para o ano que vem foi aprovada por resolução do Condel e publicada na terça-feira (18) no Diário Oficial da União. Ao todo, serão destinados R$ 5,3 bilhões aos setores produtivos da região Centro-Oeste.

“O Distrito Federal tem vocação para comércio e serviços, então é justo essa quantia ser direcionada para estes setores”, ressalta o presidente da Federação do Comércio do DF, Adelmir Santana. O superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, também destaca a relevância da verba. “É um recurso robusto para mudar a realidade da capital e do entorno. Em 2012, a verba para comércio e serviços foi menor, em torno de R$ 250 milhões”, conta Dourado.

Em setembro, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei federal nº 12.716, que determina que cada região definirá como distribuir os recursos do FCO de acordo com a realidade econômica local. “Isso promoverá desenvolvimento, geração de oportunidades, negócios e empregos, permitindo o desenvolvimento de toda a região”, completa o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF). O FCO foi criado pela Lei nº 7.827/89.

Foto: Joel Rodrigues