Comércio e Serviços têm alta nas vendas

A atividade comercial brasiliense teve alta no mês de novembro. Na comparação com outubro, as vendas do comércio cresceram 3,73% e as vendas do setor de serviços aumentaram 9,61%. No acumulado até o penúltimo mês do ano, o comércio apresentou saldo positivo de 10,9%, enquanto serviços registrou queda de 2,05%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF, realizada pelo Instituto Fecomércio.

O crescimento do setor de serviços em novembro foi puxado principalmente pelo segmento Agência de Viagens, que teve um aumento de 13,19% nas vendas. No comércio, a alta foi puxada pelo desempenho de Móveis e Decoração, com acréscimo de 16,21% nas vendas. “Os brasilienses aproveitaram o mês de novembro para organizar as férias e adiantar a compra de alguns presentes e pacotes de viagens com preços promocionais. A prorrogação do IPI reduzido para a compra de móveis, eletrodomésticos da linha branca e materiais de construção também estimulou o consumo” explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio com o apoio do Sebrae. Foram consultadas 631 empresas, sendo 543 do comércio e 88 de serviços.

Foto: Joel Rodrigues