Comércio e serviços ampliam vendas no DF

A atividade comercial em Brasília teve um desempenho positivo em setembro de 2012. Na análise mensal, em comparação com agosto, as vendas do comércio registraram leve alta de 0,81% e as vendas do setor de serviços cresceram 3,23%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF, realizada pelo Instituto Fecomércio.

O resultado positivo em serviços foi puxado, principalmente, pelo seguimento de agências de viagens, em função da programação que os brasilienses costumam fazer para as férias de final de ano. O crescimento do comércio está dentro do esperado para o período.

“O segmento de agência de viagens foi o que mais cresceu no mês de setembro. Isso mostra que a população de Brasília já está comprando passagens aéreas e pacotes turísticos para comemorar o Natal e o Ano Novo com a família em outros estados”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. Em setembro, na comparação com agosto, a maior alta nas vendas do Comércio foi registrada no segmento de Calçados (4,32%). No setor de serviços, na comparação mensal, os melhores resultados nas vendas foram observados nos segmentos de: Agência de Viagens (12,22%) e Auto-Escola (4,74%). Foram consultadas 629 empresas, sendo 542 do comércio e 87 de serviços.

Foto: Joel Rodrigues