Comércio do DF registra queda de 1,20% em julho

As vendas do comércio brasiliense registraram queda de -1,20% em julho de 2014 na comparação com junho. Já no setor de serviços houve uma leve alta de 1,83%. No acumulado dos últimos 12 meses (jul/13 x jul/14), comércio e serviços registraram queda de 6,66%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

O segmento de Floricultura teve a queda mais significativa no comércio, de -11,01%. Em serviços, apenas o segmento de Autoescola teve aumento nas vendas (23,52%). “Os juros mais caros, a alta na inflação e o endividamento do brasiliense provocaram a queda nas vendas. Além disso, a realização da Copa do Mundo no Brasil, que foi até o dia 13 de julho, desviou a atenção dos consumidores”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

Na análise por ramo de atuação, apresentaram queda nas vendas do comércio em julho, na comparação com junho, os segmentos de: Floriculturas (-11,01%); Livraria e Papelaria (-3,51%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-2,78%); Mercado e Mercearia (-2,56%); Material de Construção (-2,09%); Móveis e Decorações (-1,56%); Vestuário (-1,24%); Farmácia e Perfumaria (-0,85%). A coleta de dados foi realizada entre os dias 5 e 10 de agosto de 2014.