Comércio cresceu 6,7% em 2011, mostra IBGE

O volume de vendas do comércio varejista registrou elevação de 0,3% em dezembro de 2011 em relação ao mês anterior. Esses dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados na terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com esse resultado, o setor apresentou alta de 1,1% na comparação trimestral e encerrou o ano passado com crescimento de 6,7%, em sintonia com a projeção que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) havia feito.

Para o economista da CNC, Bruno Fernandes, o aumento do custo de vida com a alta da inflação, o agravamento da crise europeia e uma depreciação pontual da taxa de câmbio impactaram na desaceleração das vendas em 2011. “No entanto, mesmo em menor ritmo, a manutenção das condições de crédito e do mercado de trabalho – com crescimento das concessões de empréstimos, baixa taxa de desemprego e aumento real da renda, permitiu que o comércio varejista ainda apresentasse um resultado favorável”, afirma Fernandes.

Para a Confederação, alguns fatores tendem a levar novamente o consumo a impulsionar a atividade econômica este ano. A entidade projeta um crescimento de 7% no volume de vendas para este ano de 2012.

Foto: Joel Rodrigues