• 27/06/2012
Comércio cresceu 4,4% e gerou R$ 8,6 bilhões em 2011

O Produto Interno Bruto do Distrito Federal creceu 2,4% entre 2010 e 2011, abaixo da média nacional que foi de 2,7%. Os números preliminares foram divulgados nesta terça-feira (26), pela Companhia de Planejamento (Codeplan), com base nas informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao desempenho por setor de atividade, o setor de serviços registrou alta de 2,2% ano passado na comparação com 2010. Houve crescimento generalizado das atividades, com destaque para comércio (4,4%); intermediação financeira, seguros e previdência complementar (3,1%); e atividades imobiliárias e de aluguel (3,0%). Os números revelam a força de um dos setores mais tradicionais do Distrito Federal.

“Esses valores divulgados só confirmam a importância dos setores de comércio e serviços em relação ao PIB do Distrito Federal”, avalia o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

A economia no Distrito Federal também foi avaliada levando-se em conta a divisão em valores reais. Dos R$ 161,4 bilhões gerados em 2011 (valor nominal do PIB), R$ 132,3 bilhões vieram da prestação de serviços. A indústria vem em seguida, respondendo por R$ 9,6 bilhões.