Comércio brasiliense registra estabilidade em julho

As vendas do comércio do DF registraram uma leve alta de 0,17% em julho na comparação com junho. Já as vendas do setor de serviços apresentaram queda de 5,44% no sétimo mês do ano, também na análise com junho. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

“As famílias estão preferindo quitar suas dívidas agora ao invés de continuar a gastar com diferentes serviços. O plano do consumidor é recuperar o fôlego financeiro neste início de segundo semestre para poder comprar com mais tranquilidade no final do ano”, explica o presidente do Sistema Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

As quedas mais significativas nas vendas do comércio em julho, na comparação com junho, foram observadas nos segmentos de Floricultura (-22,35%); Farmácia e Perfumaria (-2,62%); Autopeças e Acessórios (-2,03%); e Lojas de Utilidade Domésticas (-1,82%). Apresentaram aumento nas vendas os seguimentos de Material de Construção (5,81%); Livraria e Papelaria (4,93%); e Óticas (2,72%).No setor de serviços, as maiores quedas em julho foram registradas nos segmentos de Auto-Escola (-27,62%), Petshop (-6,02%) e Agências de Viagens (-4,59%), apenas Salão de Beleza apresentou alta (2,31%).

Foto: Joel Rodrigues