Comércio apresenta estabilidade em maio

A s vendas do comércio brasiliense registraram alta de 0,20% em maio de 2014 na comparação com abril. No setor de serviços, houve queda de 2,82%. No acumulado dos últimos 12 meses (mai/13 x mai/14), comércio e serviços registraram queda de 2,08%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.

A alta no mês de maio foi puxada principalmente pelos segmentos de floricultura (29,55%) e calçados (9,16%). Em serviços, o recuo foi puxado pelos setores de Agência de Viagem (-8,53%) e Petshop (-3,50%). “Os brasilienses estão mais cautelosos em relação a contrair novas dívidas, por isso desde fevereiro os índices de vendas nos segmentos de comércio e serviço têm apresentado estabilidade. E em maio, quando se comemora o Dia das Mães, segunda melhor data para o comércio, alguns segmentos se beneficiaram com a data, como foi o caso das floriculturas”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.

Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado em ambos os setores. No comércio, a modalidade respondeu por 44,77% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 40,88% das compras. Foram consultadas 700 empresas, sendo 595 do comércio e 105 de serviços. O levantamento tem o apoio do Sebrae-DF.