• 06/09/2012
Cesta básica no DF tem alta de 16,48% em um ano

A cesta básica que é vendida na capital federal teve a quarta maior alta em um ano. O levantamento foi realizado em 17 capitais do país pelo Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).

Segundo a pesquisa, ocorreu um aumento de 16,48% no valor da cesta básica em Brasília, que passou de R$ 244,24, em agosto do ano passado, para R$ 284,50 no mesmo mês de 2012.

Com o reajuste, o DF tem a sétima cesta básica mais cara do país. O preço mais alto foi constatado em Porto Alegre – R$ 308,27 e o mais baixo em Aracaju – R$ 212,99. O presidente do Sindicato dos Supermercados do Distrito Federal (Sinsuper), Antônio Tadeu Peron, afirma que a alta nos preços dos produtos que compõem a cesta básica aconteceu por causa da seca que afeta a produção de grãos. “Além da seca no país, ainda tivemos a questão da seca nos Estados Unidos, o que fez aumentar a nossa exportação, porém refletiu na a alta dos preços”, afirma Peron.

O tomate foi o item da cesta básica com maior alta. O quilo quase dobrou de preço em um ano, com reajuste de 95,75%. Depois, os maiores aumentos percentuais foram observados nos preços do café (27,96%), feijão (26,13%) e batata (25,37%).

Foto: Joel Rodrigues