Cesta básica no DF tem alta de 11,32% no ano

A cesta básica que é vendida na capital federal teve alta em dezembro na comparação com novembro. O levantamento foi realizado, nesta segunda-feira (7), em 18 capitais do país pelo Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos (Dieese).

Segundo a pesquisa, na comparação mensal, ocorreu um aumento de 3,41% no valor da cesta básica em Brasília, que passou de R$ 266,85, em novembro do ano passado, para R$ 275,95 em dezembro de 2012. Na comparação anual, a cesta básica aumentou 11,32%. Com o reajuste, o Distrito Federal tem a oitava cesta básica mais cara do país. O preço mais alto foi constatado em São Paulo – R$ 304,90 e o mais baixo em Aracaju – R$ 204,06.

O presidente do Sindicato dos Supermercados do Distrito Federal (Sindsuper), Antônio Tadeu Perón, afirma que a alta nos preços dos produtos que compõem a cesta básica neste período é normal pela sancionalidade. “Os valores começarão a baixar de preço nos meses entre março e abril”, aponta Perón.

A batata foi o item da cesta básica com maior alta nas prateleiras dos supermercados. O quilo teve aumento de 41,67%. Depois, os maiores aumentos percentuais foram observados nos preços do arroz (38,51%), feijão (34,72%) e café (26,77%).

Foto: Joel Rodrigues