Centro-Oeste tem menor nível de inadimplência

O Centro-Oeste apresenta o menor nível de inadimplência do Brasil, entretanto o Distrito Federal tem o maior número de famílias endividadas na região. Essas são análises da pesquisa “Radiografia do Endividamento das Famílias Brasileiras”, realizada pela Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio-SP).

Na capital federal, são 537 mil famílias endividadas, mais do que a soma nas capitais dos outros estados do Centro-Oeste. Ainda assim, Goiânia e Brasília apresentam o menor nível de inadimplência da região, 15,72% e 17,74%, respectivamente.

De acordo com o economista da Fecomércio-SP, Fábio Pina, o aumento das dívidas em todo o DF se deve ao nível elevado de renda da população da cidade. “A capital do país apresenta o maior nível de endividamento, mas isso não quer dizer necessariamente que as famílias atrasam as contas, podem ser empréstimos em longo prazo. E isso reflete no baixo índice de inadimplência”, explica Pina.

Para o presidente em exercício da Fecomércio-DF, Miguel Setembrino, os brasilienses têm uma situação financeira melhor do que a dos brasileiros de outros estados. “Tanto a menor inadimplência como o maior endividamento das famílias são fatos que mostram que a renda per capita do brasiliense é superior aos dos outros estados”, destaca.